Pages

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Analfabeto eu?



De uns tempos para cá, percebi que o conceito da palavra analfabeto é bem mais abrangente do que se pensava.

Ao conseguir decifrar esse código e compreender a mensagem aqui presente, por um dos empregos da palavra você não é um analfabeto, não faz parte dos mais de 15 milhões das estatísticas do Ministério da Educação, mas o mundo não se limita somente a decodificação de símbolos.

Analisando o termo por ângulos diferentes, você necessariamente é analfabeto, ou seja, sempre há algo que você ainda não sabe. Talvez você se identifique com esses quatro tipos de analfabetismo classificados no ranking dos que mais sofrem preconceitos e mais difíceis de erradicação.

O Analfabeto tecnológico caracteriza-se por sua incompatibilidade de manipular as tecnologias presentes no seu dia-a-dia. Por exemplo:
• Celular possui um conceito breve, aparelho pequeno que quando levado ao ouvido permite escutar a voz de uma pessoa.
• Computador é apenas uma televisão difícil de ligar e que guarda meu Orkut.
• MP3 já tive um, mas tinha tal de USB que nunca achei.

O Analfabeto gastronômico típico sujeito que possui desastrosas aventuras na cozinha. O fogão nunca compreende o que é pra fazer, a cozinha é o local da casa com maior força gravitacional e tudo tem a tendência de ir repentinamente ao encontro do chão, o fogo é realmente perigoso quando fica fora de controle e a comida não é ruim, só é feita para paladares extremamente, eu disse, extremamente apurados.

O Analfabeto esportivo é minoria, porém sua incapacidade de entender os esportes é grande. A maioria composta por mulheres, sem preconceitos, são dados estatísticos, os indivíduos desse grupo nunca compreende porque um bando de idiotas corre atrás de uma bola, porque quase todo esporte tem um bola, porque não posso torcer pra seleção ganhar o campeonato brasileiro. Pra essas pessoas Diego Hipólito é um grande jogador de basquete, Zico se consagrou no Itumbiara e Fernando Scherer é ex-paquito.

O Analfabeto automobilístico, o mais nocivo dos analfabetos. Sua inabilidade de conduzir veículos de transporte os torna potencialmente perigosos pela possibilidade de causarem graves acidentes. Sempre ficam na expectativa de ouvir a expressão “o carro está pedindo marcha!”, e sempre têm muitas dúvidas, porque o espelho do retrovisor é tão pequeno? O motor é na frente ou atrás? Onde fica o freio mesmo? A direção causa medo, parece que todos os gatos, cachorros e criancinhas correndo atrás de uma bola resolvem atravessar na frente do carro toda vez que ele dirige.

Mesmo que você se encaixe em algum desses tipos, isso necessariamente não significa que seu valor diminui por não compartilhar os mesmo conhecimentos que outras pessoas possuem, afinal ninguém sabe tudo.

4 ALGO A DIZER?:

Macaco Pipi disse...

DESSAS EU SABIA!
TODOS SÃO ANALFA!

Unknown disse...

pra cada coisa quem seu analfabeto..temos que aprender tudo a cada dia..

Rock Girl disse...

Antes de mais nada, gostaria de agradecer o comentário sobre meu blog, valeu mesmo ;)
Sobre o testo "analfabeto eu?", muito interessante, eu nunca havia pensado por esse lado O.o
Seu blog é muito legal, gostei muito mesmo.

Unknown disse...

Eu sou um analfabeto gastronômico!
rs
Se vc me conhecesse, juraria que vc me descreveu na cozinha!
Abração

Observando o Tempo

Você vai gostar de ler :

Related Posts with Thumbnails