Pages

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Vítimas até quando?

Ontem fique impressionado com a reportagem exibida no Programa Repórter Record sobre violência e maioridade penal.
Em um trecho da reportagem, a jornalista conversava com uma "criança", de repente ela pergunta o que ele queria fazer quando fosse adulto, num reposta rápida que parecia já estar esperando a pergunta, ele respondeu friamente e com muita ênfase:
"Eu quero roubar, matar, roubar banco, roubar idosos, roubar... roubar banco..roubar jornalista"

Nesse momento em que ele disse "roubar jornalista" a repórter que estava na sua frente, mudou de expressão devido a audácia na resposta, direta e ameaçadora.

Aquele menino por mais jovem que parecia demonstrou toda sua inteligência, intimidou de forma direta a repórter, usou-a como uma possível vítima no seu caminho pelo crime, percebeu o momento como favorável para expor sua personalidade já corrompida pela violência e perversidade.

Com essa situação podemos nos perguntar está certo tratar menores de dezoito anos ainda como crianças ou adolescentes imaturos em suas ações, impotentes em responder por suas condutas hediondas e por que não se dizer selvagens? De quem é esse problema? Quem está fabricando jovens assassinos?

A resposta para tais indagações pode não estar definida, todos temos culpa, pois somos parte da sociedade desigual e desumana de hoje, que com programas sociais falhos e politicas públicas ineficazes, potencializam o problema da violência no nosso país, que só para agravar a situação possui um código penal antigo, que não acompanha mais as mudanças na mentalidade dos nossos jovens.
Enquanto a solução não vem, se você ou um parente seu é morto por um "trombadinha" como diz Pedro Bial, só porque ele gostou do seu tênis, fica por isso mesmo, a sua vida não importa, em nome da preservação do direitos humanos e da criança, sacrifica-se a sua vida e a de outra possível pessoa que você não conhece, mas que futuramente, quando o menor assassino cumprir seus dois anos de resocialização ou nem isso, terão um triste fato em comum.



2 ALGO A DIZER?:

Juliana Rodrigues disse...

Quem está fabricando jovens assassinos?Todos nós temos uma parcela de culpa nisso.A partir do momento em que nascemos estamos envolvidos nos problemas da sociedade.E esse é só mais um.Não o menos pior e sim um dos maiores problemas.
A resposta que esta criança deu foi sincera e está dentro da sua realidade.Afinal é o que ele vê todos os dias.É seu futuro,o que tem portanto não é de se esperar que seja almejado.
E viva a nós humanos que vemos isso todos os dias e ficamos de braços cruzados esperando nossa morte por causa do tênis.

Beeijo

Unknown disse...

Viva a reflexão!!!

Observando o Tempo

Você vai gostar de ler :

Related Posts with Thumbnails